Agricultura avança e exige fortalecimento das empresas rurais
01/07/2015
Uber de tratores, pulverizadores e colheitadeiras
17/06/2016
Exibir tudo

Você conhece os tipos de tratores?

Por muito tempo, os animais foram os grandes auxiliadores de pequenos ou grandes agricultores em tarefas do meio rural. Hoje, sua força pode ser substituída por máquinas projetadas para tracionar, empurrar, acionar e transportar implementos agrícolas de arrasto ou montados: os tratores.
Mas, você conhece ou saberia diferenciar os tipos de tratores? Confira a seguir a classificação tratores e os seus diferenciais.

Os tratores são classificados de acordo com dois critérios básicos: de acordo com o tipo de rodado e com a conformação geral do chassi.

De acordo com o tipo rodado:
– De duas rodas: motocultivador ou trator de rabiças. É utilizado pelo agricultor, que fica atrás do implemento. Executa as mesmas tarefas realizadas por tratores maiores.
– De três rodas: desenvolvido para trabalhos de cultivo em linhas.
– De quatro rodas (2 RM): nesses tratores, as duas Rodas Motrizes têm diâmetro superior às rodas dianteiras. Essas, só apresentam função de direção.
– De quatro rodas (4 RM): nesse, a tração é sempre exercida pelos dois eixos. Esses tratores apresentam algumas vantagens, entre: maior coeficiência de aderência, desenvolvem a mesma força de tração com menos 30 a 35% de massa.
– De esteira: possuem como órgãos de propulsão duas sapatas, montadas em duas rodas (uma como motora e outra como reguladora) que se designa por roda guia.

De acordo com a conformação geral do chassi:
– Industriais: para fins industriais (em algumas etapas de produção, movimentação de terra, desmatamento). Seu peso é pouco ideal para trabalhos agrícolas.
– Florestais: usado no abate e retirada de madeira das florestas artificiais. São máquinas de grande massa, com capacidade para transição em solos difíceis e com grande força de tração (disponibilizando, portanto, de uma maior potência).

– Agrícolas: com tração nas 4 rodas, surgiram como alternativa para aumentar o rendimento da conversão da potência do motor e potência na barra de tração. Possuem amplo chassi frontal para abrigar os mais variados tipos de implementos.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat